domingo, 6 de maio de 2012

GLÓRIA CRISTÃ




Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência.” — Paulo. (2ª EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS, capítulo 1, versículo 12.)


Desde as tribos selvagens, que precederam a organização das famílias humanas, tem sido a Terra grande palco utilizado na exibição das glórias passa­geiras.
A concorrência intensificou a procura de titulos honorificos transitórios.
O mundo desde muito conhece glórias sangren­tas da luta homicida, glórias da avareza nos cofres da fortuna morta, do orgulho nos pergaminhos bra­sanados e inúteis, da vaidade nos prazeres mentirosos que precedem o sepulcro; a ciência cristaliza as que lhe dizem respeito nas academias isoladas; as reli­giões sectaristas nas pompas externas e nas expres­sões do proselitismo.
Num plano onde campeiam tantas glórias fáceis, a do cristão é mais profunda, mais difícil. A vitória do seguidor de Jesus é quase sempre no lado inverso dos triunfos mundanos. É o lado oculto. Raros con­seguem vê-lo com olhos mortais.
Entretanto, essa glória é tão grande que o mundo não a proporciona, nem pode subtraí-la. É o teste­munho da consciência própria, transformada em ta­bernáculo do Cristo vivo.
No instante divino dessa glorificação, deslumbra­-se a alma ante as perspectivas do Infinito. É que algo de estranho aconteceu aí dentro, na cripta mis­teriosa do coração: o filho achou seu Pai em plena eternidade.

(Caminho, Verdade e Vida; cap. 119)

Nenhum comentário:

Postar um comentário